Nos limites da povoação de Paranhos, sede do empreendimento, encontram-se alguns vestígios históricos denunciadores de presença de Romanos, como sejam pontes, calçadas, antas ou dólmens.

Quanto á cidade de Seia, sabe-se que os Túrdulos fundaram a Oppidum Sena, antiga cidade de Sena, há cerca de 2400 anos.

Mencionamos ainda as necrópoles medievais, alguns exemplos de arqueologia industrial do século passado, as primeiras centrais Hidroelétricas do País (Central da Senhora do Desterro).

Na povoação de Paranhos encontram-se alguns monumentos, igrejas, o santuário de Sta. Eufémia, a igreja matriz e a capela do Sr.  do Calvário e Senhora das Neves, pelourinhos (como o do Carvalhal da Louça) a Ponte de Cambêlho, chafariz, fontes, etc.

Citam-se ainda como tradições da região, feiras, festas e romarias, gastronomia (Cabrito assado, Arroz de carqueja, etc. e ainda como sobremesas, arroz doce, requeijão com doce de abobora, etc.).

Como dados históricos, já referenciamos a presença de Túrdulos e ainda dos Árabes, não esquecendo que nos montes hermínios, andavam Viriato (que se diz ter nascido em Folgosinho, Gouveia), e Sertório. Salienta-se ainda que na povoação de Paranhos da Beira existem construções apalaçadas, como a casa do Visconde de Paranhos e a da família Sousa Lara – Solar de São Julião – também conhecido por “ Casa de Paranhos de Cima”.